riscos

Realizar inspeção de riscos

A maioria das atividades, processos e máquinas que são objeto de seguros envolvem, de uma maneira ou de outra, uma série de riscos. Como cada risco pode representar um sinistro em potencial, é muito importante a identificação e a avaliação dos riscos.

Para os locais inspecionados (locais possíveis de ser segurados), a inspeção de riscos permite à gerência conhecer quais são os riscos inerentes à atividade desenvolvida e determinar quais são as medidas de controle ou de proteção necessárias, decidir qual é a melhor maneira de adotar essas medidas e estabelecer as prioridades. Estas prioridades devem levar em consideração os riscos de maior probabilidade de acontecer e também o grau de severidade. Estas atividades fazem parte do gerenciamento de riscos.

A função da inspeção de riscos para as seguradoras e corretoras é fazer um retrato fiel da empresa ou do local objeto da inspeção. Durante a inspeção em campo o inspetor de riscos deve procurar se familiarizar com todas as atividades desenvolvidas no local, identificar os riscos possíveis e avaliar a sua severidade, tomando como base as informações de diversas pessoas colhidas no local, as normas e regulamentos de segurança, a experiência e até intuição do inspetor.

A segunda etapa da inspeção de riscos, consiste na elaboração de um relatório técnico no qual devem constar as informações básicas sobre o local em risco, a identificação da localização, ocupação e construção do local em risco, a relação dos principais riscos isolados e suas características construtivas, uma descrição sucinta do local inspecionado e sua vizinhança, as utilidades disponíveis no local, os sistemas de proteção contra incêndios existentes (detecção e combate), os riscos observados e os aspectos relevantes, as sugestões para a melhoria do risco, as estimativas de perdas para cada cobertura (incêndio, queda de raio, explosão, dano elétrico, alagamento, desmoronamento, etc.) para os principais riscos isolados e finalmente o parecer do inspetor sobre o risco (o parecer do inspetor sobre o risco pode até negar tecnicamente a contratação de um seguro).

O inspetor deve registrar no relatório todos os aspectos relevantes e que possam influir na taxação do risco. O relatório de inspeção fornece aos subscritores os dados suficientes para que o seguro tenha uma taxação adequada e consequentemente um prêmio justo, respeitando a qualidade do local inspecionado.

Para ilustrar a importância da inspeção de riscos, duas empresas que possuem atividades similares podem, dependendo dos aspectos verificados durante a inspeção, vir a ser consideradas uma como risco bom e consequentemente pagar um prêmio menor do que a outra, cujos aspectos não sejam tão favoráveis. A Segunda empresa, pode até ser considerada como um risco inaceitável para a seguradora.

Procurando um de nossos serviços?